Páginas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Decoupage em tecidos e sabonetes com pintura

Fotos: César Ferreira







A artista plástica Zuleide Farias ministrou na quarta-feira (12), a oficina de pintura interativa com objetos na Tenda Cultural da praia do Farol de São Thomé. A oficina consistiu na pintura de um quadro com a participação de várias pessoas, que utilizaram objetos recicláveis como sabonete, argolas e pincéis, entre outros objetos, que foram colados no quadro e pintados em seguida. A oficina, realizada em dois momentos, pela manhã e à tarde, foi promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e fez parte da programação do Verão da Família 2011.

A artista plástica explica como funciona a oficina. “A oficina trabalha a coletividade na sua expressão maior e mostra que você pode ter, através de pontos e linhas, uma história coletiva que nunca se repete. É um trabalho inspirado nas teorias do inconsciente coletivo de Freud e Jung e no Museu do Inconsciente de Anízio da Silveira”, contou Zuleide que, além de instrutora de artes, também é psicóloga.

O quadro interativo, segundo Zuleide Farias, começou a ser feito por ela no Farol há cerca de 10 anos. “Trata-se de uma arte contemporânea em que as pessoas interagem com o quadro. É um trabalho social onde as pessoas quebram suas próprias inibições. E acaba se tornando terapêutico, porque faz bem à saúde”, acredita Zuleide.

Nenhum comentário: